Image and video hosting by TinyPic

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

     
 O   CHAMADO DE DEUS PARA  O PROFETA

O  chamado   de Deus  na  vida de um profeta , acontece antes da sua  formação,  antes de ser gerado no ventre. Deus    que conhece , é  o mesmo que  consagra antes mesmo de sair  da madre  e ainda  constituí  profeta  as nações!!
É  maravilhoso  sabermos  que  antes de  uma mãe  vier a conhecer o filho  ou sua  filha  , esse alguém  já  foi conhecido , separado e consagrado  por Deus .
Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.  Jeremias  1:5


      TODO  PROFETA  CHAMADO POR DEUS  TEM SUA  LIMITAÇÃO  NATURAL

Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino. Jeremias 1:6
Todo  homem   ou mulher  chamado por Deus  , jamais  pode se  esquecer  de suas  limitações , mas  também  com isso  quando  confessadas   as   fraquezas , recebem  um grande   refrigério  da parte do Senhor , com   Jeremias  não  foi diferente , quando a palavra de Deus  veio  a ele  , Jeremias  logo   lembrou   como  era  limitado , já respondeu  para  o Senhor que não  sabia  falar , que  não passava de uma  criança. Jeremias   se  compara  então com uma  criança  após  receber o chamado , a  constituição  da sua  chamada  ,  ele   expressa então  a sua  limitação ou mesmo a sua  desculpa  a Deus  que   seria incapaz  de realizar  tal  chamada.
Quando  me deparo então com a nossa  vida  , não é diferente  quantas  vezes   damos  desculpas a Deus  por  isso ou  aquilo , dizemos  não sei  falar  ,não   sei  louvar , não  sou  capaz  , me sinto   inseguro quanto  a esse chamado, mesmo  sabendo que  quem  chamou  não  foi o homem  mas sim o próprio  Deus.
Ninguém  escolhe  pregar  ou louvar , isso é dom que vem de Deus , e quando   ele  nos chama para   determinadas  obras e tarefas  ele  também  dá  a capacitação  , Deus   jamais  nos chamaria se fossemos   covardes , ele  nos chama  por que ele  vê  a  capacidade   em nós  e  mesmo  quando nós sentimos  inseguros   ele  nos  entende ,    da mesma   maneira que esteve com  Jeremias  está conosco.
Meditando  então nesse  versículo   , entendo  que  Jeremias  podia  estar querendo convencer  a Deus que  a chamada  em sua  vida seria muito  cedo , assim como  a criança  é imatura  , assim ele  se sentia  em relação  ao seu  chamado. A criança  ainda  não  uma personalidade  ,  podemos observar  varias   qualidades  em uma  criança: além  de imaturo  ,as vezes  são tímidas , inseguras , assim   resumindo  , Deus  ainda  é muito  cedo para  mim assumir  tamanha responsabilidade! Mas   a resposta   vem  de Deus  logo em seguida  para  ele  , não  da forma que o profeta  queria  ouvir  ,  mas  como Deus   determinou,  Deus  chamou  ta  chamado, falou  tá falado!! Oh glórias , Deus ainda  chama   nos dias  de hoje pessoas para  pregar  sua  verdadeira palavra!
Deus  acima das nossas  limitações  e fraquezas nos ama  e nos constitui  profetas as nações!


                         A  ORDEM DE  DEUS  E  O  ENVIO DO PROFETA

Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.    Jeremias  1:7

A ordem  de Deus  para  ele  ,   era  de  a todos  que  Deus enviasse  , Jeremias  teria que ir.
A ordem  para  o profeta  é de ir  e falar... Podemos  observar   duas  ordens  então  ,   a todos quantos  Deus  mandar   irá , aqui  podemos  ver  que   não é  o profeta que escolhe  ir   é  Deus quem envia  , e  sabemos que  o profeta  também não  escolhe mensagem  , a mensagem  vem  de Deus , o  falar   é  de  Deus  , quanto  o enviar , já o  obedecer  e o ir , cabe ao profeta  que  foi chamado  a determinada  missão.
A obediência  do  profeta  é  muito   importante  para  desenvolver  essa chamada,  que  vem acompanhada  de dificuldades , muitas  rejeições ,  circunstâncias . Obedecer  , a  ordem  de Deus para  minha  vida e sua   vida  é obedecer a Deus , aceite o chamado  de Deus na sua  vida  , Deus que  determina  o que  fazer, e aonde ir  e o que  falar.
Jeremias   não  iria  onde quisesse mas  onde Deus  o enviasse , ele  não  falaria  o que  tinha  em seu coração  não  falaria  dele mesmo , mas sim tudo  o que  Deus mandar.


              A PROTEÇÃO   DO  PROFETA  EM RELAÇÃO AS OPOSIÇÕES

Toda  chamada  vem acompanhada  de  muitas  oposições ,   rejeições , dificuldades  , mas  com isso   também  vem de Deus  a certeza de que  nunca  estará sozinho  em  meio as  dificuldades , todo  profeta que   fala  o que  Deus manda  enfrenta   hoje  , rejeições , a muita  resistência  da parte  dos   ouvintes, quando ouvem uma palavra de exortação , uma   palavra  de conversão de almas ,  de santidade , de    compromisso , obediência , eu  creio  que    muitos   pensam  até em desistir  do  chamado  quando enfrentam essas  oposições ,  muitos   se sentem  como  estivessem sozinhos  em meio a uma  tempestade  , é como  se Deus  tivesse chamado   somente  ele  para pregar   certos  tipos de mensagens , mais   quando olhamos para sua   palavra  , ele nos conforta , assim como   fez com Jeremias , Deus  lhe  deu  a certeza que  ele  não estaria   só ,   essa  é a certeza  que Deus  está  conosco , nos  fortalecendo  e   nos   capacitando para   toda  a  obra.
A chamada   viria  acompanhada  de muitas lágrimas!
A única  coisa  que  Jeremias  precisava  fazer  era  obedecer a Deus ,  ir  e falar  e não precisava temer de forma  nenhuma, onde quer   que  o Senhor  enviasse  ele  , por que   Deus  estaria com ele , meu Deus  que  maravilhas  saber  que não  estamos  só.
Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor.
Jeremias 1:8
Na verdade    eles  pelejariam  contra  o profeta  , mas  não prevaleceriam  por que Deus era com ele  , e o livraria ,  estariam  pelejando  justamente  com Deus.


                  SUA  CONSAGRAÇÃO  :  A  UNÇÃO DE DEUS  NA  VIDA  DO PROFETA
DEUS   CAPACITA  PARA   O CHAMADO

O profeta  Jeremias   já era  consagrado antes de sair  do ventre de sua mãe.  Quando  então   medito nessa   palavra , o profeta  já estaria  sendo  santificado  antes de vir ao mundo consagrado, santificado e escolhido , chamado antes de sair  do ventre  , por que  depois que   viesse    a nascer   no mundo  enfrentaria   dificuldades  , e teria  que    viver  uma  vida  de renuncias , e de santificação aqui  também  com certeza ,  no mundo  o  pecado   hoje tenta dominar  até  mesmo os escolhidos de Deus ,  o inimigo   das  nossas   almas  tenta  nos  tirar  da presença de Deus  ,  temos que  viver  uma  vida  santa  cada dia  nos  esvaziando de nos  mesmo e querendo ser  cheios  , cada vez mais  cheios da presença de Deus.
Sua  consagração   acontece também quando   Deus  toca  em sua  boca ,   ali  Jeremias   sentia então   o toque de Deus    em sua  boca , Deus  colocando as palavras  na  boca  do profeta , ungiu a sua  boca ,  colocou  as  suas  palavras  , que  maravilhas   Deus  ,que   possamos  ser tocados pelo  Senhor  a cada dia  , santifica  a nossa  boca   põe  suas  palavras em nossa boca  , nos  toca meu Deus  com tua  unção!! Oh  glórias  a Deus .
Quando  sentimos    as palavras  do Senhor  em nossos  lábios  , já  não conseguimos  nos controlar , é muito  forte  a presença de Deus  em nossas  vidas .
Toma  Senhor  os nossos  lábios , toca – nos  Senhor!
E estendeu o Senhor a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca;     Jeremias  1:9


               A  CONSTITUIÇÃO  DO PROFETA

Jeremias   foi constituído  profetas   sobre as  nações.
Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.
Jeremias 1:10
A mensagem de Jeremias   da parte  de  Deus , seria uma  mensagem de  juízo  e também de restauração. Sua  mensagem   foca  em primeiro  plano  , o castigo e  a condenação.
A nação de Israel  estava  desviada  de Deus  , e  teria que  ser derribada  antes  de Deus   planta-la  e   edificar   ela  de novo.






 Deus   te edifique  com essa  mensagem : Assuma  o chamado de Deus 
Aceite  o  chamado  em sua  vida
Pastora  Lia Mara  

Nenhum comentário:

Postar um comentário